Luiz Gustavo Carvalho

pianista

Rússia

www.nersessian.com

Participou do evento “I Concurso Internacional de
Piano de Santa Catarina” (2010), como membro do Júri
www.concursopiano-sc.com.br

“Sua apresentação provocou um verdadeiro brado de aprovação da audiência” escreveu “The Irish Times” depois que Pavel Nersessian recebeu o 1º Prêmio na Competição Internacional de Piano GPA Dublin, em 1991.

Um dos mais extraordinários pianistas de sua geração na Rússia. Foi premiado em todas as competições de piano nas quais participou, destacando o Concurso Beethoven em Viena, em 1985, Concurso Paloma O’Shea em Santander e o Concurso de Tóquio.

Desde sua infância, Nercessian possui uma estreita relação com o Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Foi aluno da famosa Escola de Musica Central do Conservatório, sob a orientação do Professor Yu Levin, e mais tarde foi aluno do Prof. S. Dorenski, no mesmo Conservatório. Após ter se formado com “medalha de ouro”, em 1987, foi convidado a lecionar nessa mesma instituição, onde atualmente ocupa o cargo de “Professor”.

Como concertista, Pavel Nersessian tem tocado nas salas mais importantes de todo o mundo; na Rússia e países vizinhos desde a idade de oito anos. Devido a seu grande sucesso em concursos internacionais, fez apresentações em Londres, Glasgow, Edimburgo, Nova Iorque, Los Ângeles, Paris, Cannes, Leipzig, Viena, Budapeste, Madri, Tóquio, Osaka, Seoul, Dublin, Munique, Caracas, Rio de Janeiro, Belgrado e muitos outros lugares.

Em 2004, participou da série “Almost jazz” no Festival “Noites de Dezembro”, que foi fundado por S. Richter no Museu de Belas Artes Pushkin.

Foi convidado especial dos Balés de Kirov e Perm, onde tocou uma parte solo no “Ballet Imperial” de Balanchine, baseado na música do Concerto Nº 2 para piano de Tchaikovsky, com apresentações no Kirov, Bolshoi, Chatelet e Covent Garden. Também tocou uma parte solo no ballet de J. Robbins “O concerto, ou Os Perigos de Todos”, baseado na música de F. Chopin.

Gravou vários CDs com obras de Chopin, Schumann, Schubert, Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, Shostakovich etc.

Leciona frequentemente nos EUA, Irlanda e Japão.

Em 2005 tornou-se um “Artista do Povo”, condecoração máxima na área da música, concedida pelo Governo Russo.

Extratos de críticas

— Gramophone magazine, London: “Pavel Nersessian é um pianista russo de 33 anos e vencedor de muitos concursos. Ele é também um tipo de espírito livre que pode iluminar o palco com uma bravura extravagante, cor pessoal e imaginação. Numa época ainda inclinada a admirar um conhecimento mais impessoal, um conhecimento tensamente disciplinado, a liberdade romântica de Nersessian, sua indiferença a conhecimento recebido ou convenções, irá certamente encantar e provocar.”

— The Irish Times: “Pavel Nersessian foi o solista do Concerto para Piano de Ravel para Mão Esquerda, colocando a música numa luz brilhante, analítica através de uma apresentação que foi esculpida limpa e corajosamente muscular.”