Luiz Gustavo Carvalho

pianista

www.luiz-gustavo-carvalho.com

Participou do evento “Dois Pianos, Dois Talentos” (2008)

A revista francesa “Le Monde de la Musique”, na edição de fevereiro de 2004, aponta Luiz Gustavo Carvalho como um dos talentos mais promissores da atualidade, com o honroso aval de Nelson Freire, que sobre ele comenta: “a primeira vez que eu o ouvi, ele tinha 11 anos e me impressionou muito; é alguém muito especial e preparado e tem um grande valor”.

Na temporada 2005/2006 Luiz Gustavo apresentou-se no Festival du Piano aux Jacobins em Marrakech (Marrocos) e participou do “Encuentro de Música de Santander”, onde realizou diversos concertos ao lado de músicos tais como o violoncelista David Delacroix e o oboísta Hansjörg Schellenberger. Como solista Luiz Gustavo tocou o Concerto de Mozart para dois pianos e orquestra junto com a pianista Elisso Virsaladze e a “Orquestra Sinfônica da Nova Rússia” na Grande Sala do Conservatório de Moscou.

Residindo atualmente na França, estudou com Oleg Maisenberg na Universität für Musik und darstellende Kunst, e participou de masterclasses de Lazar Berman, Andrei Gavrilov, Gyorgy Kurtág e Dmitri Bashkirov. Atualmente freqüenta a classe da pianista Elisso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Em 2004, Luiz Gustavo foi vencedor do II Concurso Nelson Freire para jovens Solistas no Rio de Janeiro.

Luiz Gustavo Carvalho nasceu em nove de julho de 1982 em Belo Horizonte. Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade, em 1991, com Magdala Costa que, percebendo seu excepcional talento, com ele trabalhou quase diariamente até 1997. Sua cultura foi solidamente incentivada pelo maestro Sergio Magnani, com quem estudou durante alguns anos no Brasil.

Aos 12 anos apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Teatro Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Era o início de sua atividade concertística, que se estendeu rapidamente a várias cidades do Brasil e da Alemanha recebendo, já nesta época, significativos elogios da crítica.

Com um vasto repertório que abrange obras desde Bach até Kurtág e Piazzolla, sua carreira pianística tem se intensificado, totalizando nos últimos anos mais de 100 concertos na Europa, Africa, Estados Unidos e Brasil em diversas salas de enorme prestígio, tais como a Tonhalle de Zurique, o Musikverein de Viena, o Palau de la Musica de Barcelona, o Auditorium du Louvre em Paris, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Grande Sala do Conservatorio de Moscou, entre outras. Solistas de diversas orquestras tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica da Nova Rússia e a Camerata Salzburg, Luiz Gustavo tocou sob a regência de Ira Levin, Howard Griffiths e Evgeny Bushkov entre outros.

Como camerista tem colaborado com o violinista Geza Hosszu-Legocky,o pianista Nelson Freire e principais membros das Orquestras Filarmônicas de Viena e Berlin e da Orquestra da Tonhalle de Zurique.

Gravações para as rádios Suisse Romande e DRS (Suíça), ORF (Áustria), e France Musique documentam a sua atividade artística.

Na temporada de 2006/2007 apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Holanda, Rússia, Marrocos e no Brasil. Como solista, tocou com a Camerata Salzburg na Tonhalle de Zurique e com diversas orquestras na Espanha, Brasil, Rússia, Letônia e Itália. Participou também do Festival du Piano aux Jacobins (Toulouse) em setembro de 2006, do “Liepaja International Piano Festival” e da Folle Journée no Rio de Janeiro em junho de 2007.

Em 2008 serão publicados os primeiros discos do pianista com obras de Schumann, Chopin, Debussy, Berg, Skrjabin, Itiberê e Prokofjew.

Extratos de críticas

Luiz Gustavo teve o privilégio de tocar para Martha Argerich e Nelson Freire, os quais, revelando seu entusiasmo, assim se expressaram:

— Marta Argerich: “Luiz Gustavo é um pianista de enorme talento e com tantas possibilidades… Seu toque reflete imaginação, sensibilidade e inteligência.”

— Nelson Freire: “Acredito que Luiz Gustavo Carvalho se tornará um dos mais significativos músicos de sua geração.”