Peças Gráficas
Série Promenade Concertos
Liszt e Mahler: Titãs do Romantismo
27 de setembro de 2011
Teatro Gov. Pedro Ivo, Florianópolis, SC
Apresentação Educador Musical Prof. Marcos Holler
14h00
Recital Didático
Com o pianista Pablo Rossi
20h30
Recital Promessa
Com o pianista Elton John Shochness
20h40
Concerto de Gala
Liszt e Mahler: Titãs do Romantismo — Pablo Rossi (piano), Rosana Lamosa (soprano) e Fernando Portari (tenor)
Concerto de Gala
Liszt e Mahler: Titãs do Romantismo
Os 100 anos da morte do compositor e maestro austríaco Gustav Mahler, autor, entre outras obras, da sinfonia Das Lied Von der Erde (A Canção da Terra), e os 200 anos de nascimento do compositor e pianista húngaro Franz Liszt, (“Sonata em Si Menor”), é o tema do concerto de abertura da série Concertos Promenade, além de obras vocais de importantes compositores do romantismo inicial e tardio, respectivamente Schumann e Rachmaninov.
PABLO ROSSI
piano
Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, Pablo Rossi vem compondo uma história musical e artística bastante invejável. Seus estudos musicais foram iniciados aos seis anos, com o professor de piano Álvaro da Silva, em Florianópolis/SC, conquistando o primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages (1996). De 1998 a 2006 recebeu orientação da professora russa Olga Kiun, na cidade de Curitiba. Participou de masterclass com mestres como Nehama Patkin, Alexander Mndoyants, Viktor Merzhanov e Stephen Kovacevich. Atualmente reside em Moscou, onde cursa a faculdade de piano no Conservatório Tchaikovsky, integrando a classe da renomada professora Elisso Virsaladze, agraciado com uma bolsa de estudos do Governo do Estado de Santa Catarina. Vencedor de numerosos concursos nacionais e internacionais, dentre os quais destacam-se: Primeiro lugar no VII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro (São Paulo, 1998); XIII Encuentro Internacional de Niños Y Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina, 2001), XI Concurso Internacional de Piano “Ciutat de Carlet” (Carlet/Espanha, 2002), além do 1º. Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros (Rio de Janeiro, 2003), já mencionado. No Brasil, fez apresentações ao lado de importantes orquestras e de dirigentes prestigiados, incluindo: Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Brasileira, Sinfônicas do Paraná, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Sergipe e Salvador, sob a regência dos Maestros Roberto Minczuck, Anton Nanut, Yeruham Scharovsky, Evgueni Ratchev, Ion Bressan e da Maestrina Ligia Amadio, dentre outros. Nos dois últimos anos, Pablo Rossi fez mais de vinte recitais na Europa, Estados Unidos e América Latina, com destaque para as apresentações no Teatro do Kremlin, com a Orquestra de Câmara do Kremlin, sob a regência do maestro Misha Rachleysky; e abertura da Série Música Brasileira na Sala Palestrina, em Roma/Itália. Discografia: CD gravado aos 11 anos de idade, com obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, com peças de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin – gravado ao vivo em Londres.
ROSANA LAMOSA
soprano
Rosana já cursava jornalismo na PUC, quando se interessou em estudar canto a sério. Uma professora até disse para que ela abandonasse a idéia. Iniciou seus estudos de música no Rio de Janeiro com Vera Canto e Mello e Alda Bonfin. Em São Paulo, aperfeiçoou-se com Leilah Farah, e no Center of Opera Performace em Nova York com Franco Iglesias. Sua carreira começou em 1989, em São Paulo, cantando As Bodas de Fígaro de Mozart. Iniciou sua carreira internacional como solista do Stadttheater de St. Gallen na Suíça e dentre as produções aclamadas pelo público e pela crítica destacam-se: Il Guarany em Lisboa, Armide de Gluck no Festival de Buxton na Inglaterra, Rigoletto em Detroit. Rosana também excursionou pela Asia e Austrália. No Brasil, é presença freqüente nos principais palcos de ópera, em memoráveis montagens que vão de La Traviata a L’Elisir D’Amore; de Carmen a La Bohème; de Don Giovanni a A Filha do Regimento de Donizetti; Manon ou de Magdalena de Villa-Lobos ao Anel do Nibelungo de Wagner, além das estréias mundiais da opera Alma de Claudio Santoro e de A Tempestade de Ronaldo Miranda. Desenvolve uma importante carreira como concertista em obras como A Criação de Haydn, Requiem e Missa em Dó Menor de Mozart, Carmina Burana, Quatro Últimas Canções de Richard Strauss, Sinfonia n° 2 de Mahler e da 9ª Sinfonia de Beethoven, Te Deum de Dvorak. Da crítica especializada, recebeu o Prêmio APCA de melhor cantora erudita em 1996 e o Prêmio Carlos Gomes em 1999 e 2002 por sua carreira de destaque na música lírica. Ela dedica-se também ao ensino como professora conferencista do Curso de Música da USP de Ribeirão Preto e como professora e cantora no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
FERNANDO PORTARI
tenor
Sua formação musical remonta às aulas com seu pai, Pedro Portari, no Rio de Janeiro. Estudou também piano com Zinaide Liggiero e encenação musical com Antonio Mercado. Em 1991, venceu o Concurso Lina Kubala e recebeu uma bolsa de estudos para a Musikhochschule (Escola Superior de Música) de Karlsruhe, na Alemanha, onde foi aluno do tenor brasileiro Aldo Baldin. Seu debut italiano se deu no papel de Jaquino na ópera Fidelio no Teatro La Fenice de Veneza, onde, em 1999, retornou para cantar Riccardo na ópera Maria de Rohan de Donizetti. Em 2000, cantou La Rondine no Teatro dell’Opera em Roma e o Stabat Mater de Rossini em Florença. Participou de inúmeras montagens nos principais teatros de óperas em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Ribeirão Preto. Cantou de Carlos Gomes as óperas Il GUarany em Campinas e Condor no Festival de Ópera de Manaus. Apresentou-se ainda na ópera Des Grieux in Massenet de Manon na Staatsoper Unter den Linden em Berlim, sob regência de Daniel Baremboim. Cantou ainda La Rondine no La Fenice, Anna Bolena e Gianni Schicchi no Teatro Massimo em Palermo e La Traviata na Staatsoper de Hamburgo. Nas últimas temporadas vem atuando regularmente nos principais teatros de ópera da Europa, tais como o Teatro alla Scala de Milão, e nas óperas de Colônia, Helsinki, Moscou, Paris, Munique e Varsóvia. Ao lado de Rosana Lamosa, é professor visitante do Curso de Música pela USP de Ribeirão Preto e gravou as canções para canto e piano de Gilberto Mendes com o pianista Rubens Ricciardi, num projeto Petrobrás/Centro Cultural São Paulo. Conquistou ainda vários prêmios, incluindo-se o melhor cantor de ópera do ano da APCA e o Prêmio Carlos Gomes, ambos em São Paulo.
PROGRAMA
SCHUMANN
1. In der Nacht (Dentro da noite)
Dueto para soprano e tenor
Rosana Lamosa e Fernando Portari
2. Widmung, Op. 25 Nº 1 (Dedicatória)
3. Ich grolle nicht — Dichterliebe (Não guardo rancor, do ciclo “Amor de Poeta”)
Fernando Portari
MAHLER
4. Ich ging mit Lust durch einen grünen Wald (Eu andei com alegria pela floresta verde)
5. Wer hat das Liedlein erdacht (Quem inventou esta cançãozinha?)
Rosana Lamosa
6. Adagietto da Sinfonia Nº 5
(transcrição para piano de Otto Singer)
Pablo Rossi
LISZT
7. Valsa Mefisto Nº 1
Pablo Rossi
I N T E R V A L O
LISZT
8. Im Rhein, im schöne Strome (No Reno, no abençoado rio)
Fernando Portari
9. Oh, quand je dors (Oh, quando durmo)
Fernando Portari
10. Über allen Gipfeln ist Ruh (Sobre todos os cumes está a paz)
11. Pace non trovo (Não encontro Paz)
Rosana Lamosa
RACHMANINOV
Piano: Pablo Rossi
12. O, dolgo budu ja (No silêncio da noite)
Fernando Portari e Rosana Lamosa
13. Zdes khorosho (Aqui é tranquilo)
Rosana Lamosa
14. Ne ver mne, drug! (Não acredite em mim, amigo!)
Rosana Lamosa
15. Vessenie Vodi, Vesennie vody (Águas Primaveris)
Rosana Lamosa