Pablo Rossi

Carta Branca

23 de junho de 2009

Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, SC


O pianista catarinense Pablo Rossi, há três anos aluno destacado do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, com bolsa de estudos do Governo do Estado de Santa Catarina, estando de passagem pelo Brasil, oferecerá um recital aos catarinenses e amantes do piano, abrindo espaço a outros quatro jovens músicos, formando um quinteto com: Bárbara de Menezes Galante (SP), o violista Umberto Frantz Grillo (SC), a violoncelista Ana María Clavijo (SC), o violinista Juan Carlos Rossi (SC). Além desse concerto, o Quinteto oferecerá um recital didático, no mesmo local e dia, às 15h, a crianças e jovens carentes da comunidade, cujo objetivo maior é fazer com que essas pessoas, excluídas econômica e culturalmente, vivenciem e conheçam os valores culturais que a música pode produzir na vida de cada um. Um verdadeiro trabalho de inclusão social, mostrando a elas que potencialmente podem fazer parte das futuras platéias da música erudita.

PABLO ROSSI

piano

Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, Pablo Rossi vem compondo uma história musical e artística bastante invejável. Seus estudos musicais foram iniciados aos seis anos, com o professor de piano Álvaro da Silva, em Florianópolis/SC, conquistando o primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages (1996). De 1998 a 2006 recebeu orientação da professora russa Olga Kiun, na cidade de Curitiba. Participou de masterclass com mestres como Nehama Patkin, Alexander Mndoyants, Viktor Merzhanov e Stephen Kovacevich. Atualmente reside em Moscou, onde cursa a faculdade de piano no Conservatório Tchaikovsky, integrando a classe da renomada professora Elisso Virsaladze, agraciado com uma bolsa de estudos do Governo do Estado de Santa Catarina. Vencedor de numerosos concursos nacionais e internacionais, dentre os quais destacam-se: Primeiro lugar no VII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro (São Paulo, 1998); XIII Encuentro Internacional de Niños Y Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina, 2001), XI Concurso Internacional de Piano “Ciutat de Carlet” (Carlet/Espanha, 2002), além do 1º. Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros (Rio de Janeiro, 2003), já mencionado. No Brasil, fez apresentações ao lado de importantes orquestras e de dirigentes prestigiados, incluindo: Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Brasileira, Sinfônicas do Paraná, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Sergipe e Salvador, sob a regência dos Maestros Roberto Minczuck, Anton Nanut, Yeruham Scharovsky, Evgueni Ratchev, Ion Bressan e da Maestrina Ligia Amadio, dentre outros. Nos dois últimos anos, Pablo Rossi fez mais de vinte recitais na Europa, Estados Unidos e América Latina, com destaque para as apresentações no Teatro do Kremlin, com a Orquestra de Câmara do Kremlin, sob a regência do maestro Misha Rachleysky; e abertura da Série Música Brasileira na Sala Palestrina, em Roma/Itália. Discografia: CD gravado aos 11 anos de idade, com obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, com peças de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin – gravado ao vivo em Londres.

JUAN CARLOS ROSSI

violino

Vencedor do I Concurso de Violino Faculdade Cantareira, em 2008, e um dos promissores talentos da mais nova geração de violinistas brasileiros, Juan Carlos Rossi nasceu em Florianópolis e aos 8 anos iniciou os estudos de violino com o Prof. Jeferson Della Rocca. Foi também aluno dos professores e violinistas Atli Ellendersen (Dinamarca), Bárbara Stübner (Alemanha) e da brasileira Elisa Fukuda. Formou-se pela Faculdade de Música Carlos Gomes, em 2007. Participou de inúmeros festivais internacionais, cursos e masterclasses, tendo aulas com grandes mestres como Yazuka Nakamura (Japão), Mathias Weibel (Suíça), Ole Böhn (Noruega), Anne-Kathrine (Alemanha), Charles Stegman (EUA), Boris Belkin (Rússia), Nancy Bidlack (EUA) e Hagai Shaham (Israel). Apresentou-se em recitais solo em diversos Estados do Brasil, na cidade de Weimer (Alemanha) e atuou como spalla da Orquestra do Festival de Música de Kinhaven – Vermont (USA). Participou das orquestras de Santa Catarina, Orquestra do Festival Internacional de Juiz de Fora, como spalla; Orquestra Acadêmica do Festival de Inverno de Campos do Jordão e, atualmente, integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) e da Camerata Fukuda. A partir de junho de 2009, a convite do maestro e violinista Lavard Skou-Larsen, cursará Mestrado na Universidade Mozarteum de Salzburg/Áustria, com bolsa de estudos concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Discografia: Participou da gravação de dois CDs da Camerata Florianópolis; dois CDs do Festival de Campos do Jordão, sob a regência dos Maestros Roberto Minczuck e Kurt Masur; dois CDs da Camerata Fukuda, com atuação solo em uma peça do compositor A. Vivaldi, no CD gravado em 2008.

BARBARA DE MENEZES GALANTE

violino

Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos com a professora Adriana Schincariol. Atualmente está sob a orientação da renomada professora Elisa Fukuda. Participou de máster class com os violinistas Schmuel Ashkenazy (EUA/Israel); Glenn Dicterow (EUA); Mauro Loguercio (Itália), integrande do Trio Modigliani; Igor Naidin (Rússia), do quarteto Borodin, e Lavard Skoul Larsen (Brasil/Áustria), de quem partiu o convite para cursar a faculdade de violino em Salzburg (Áustria) na classe do próprio professor Lavard Skou-Larsen. Participou de festivais em Poços de Caldas/Minas gerais (2001 a 2006), Santa Maria/Rio Grande do Sul (Vale Venetoaria – 2005), Curitiba/Paraná (1998-1999) e Campos do Jordão/São Paulo (Festival Internacional de Campos do Jordão – 2006, 2007 e 2008). Atua em dois grupos de Câmara – Camerata Fukuda e Cantilena Ensamble, onde se apresentou como solista. Discografia: CD ao vivo com a Camerata Fukuda (2006), no teatro São Pedro, e três CDs do Festival Internacional de Campos do Jordão (2006, 2007 e 2008), este último sob a regência do maestro Kurt Mazur (Alemanha).

UMBERTO FRANTZ GRILLO

violino

Natural de Florianópolis, estudou violino com Carlos Alberto Vieira, Cláudia Breda, Luis Soler e Marcello Guershfeldt. Foi aluno de viola de Hella Frank (Porto Algre) e Cleci Colet (Brasília). Participou dos Seminários de Música da Fundarte (Montenegro/RS), Oficinas de Verão de Curitiba/PR , Teresópolis/RJ e do Festival de Verão do Mozarteum de Salzburg (1991), onde teve aulas com Almicar Carfi, Liudmilla Vinecka, Paulo Bosisio, Naira Pecanha, Jean Fournier, Marianne Berndt e Czaba Erdely. Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (1993), a Orquestra do SESI-FUNDARTE (Porto Alegre), a Orquestra da ULBRA – Canoas/RS (1996-1997) e a Camerata Florianópolis (2000-2006). Como camerista, participou do grupo Ars Insularis e de duos com Marcos Holler (cravo), Ana Paula S. Thiago (piano) e Bernardete Povoas (piano). Foi Professor-colaborador da UDESC das disciplinas Violino e Percepção (1992-1993).

ANA MARÍA CLAVIJO

violoncelo

Violoncelista e professora de violoncelo, estudou na Argentina com N. Finoli, na Espanha com A. Ossokin, V.Sarkissov e David Ethève. Formada no Conservatório Superior de Oviedo, Espanha, em 2001. Estudou música de câmara com T. Kvernazde e A. Fedorchenko. De volta à Argentina, estudou com Juarez Johnson. No Brasil fez cursos com Alceu Reis (Festival Internacional de Campos de Jordão, São Paulo), Antonio Del Claro, Maria Alice Brandão e outros. Participou de orquestras de câmara, ensembles de violoncelos e orquestras sinfônicas; apresentou-se em concertos da Orquesta Sinfónica de Galicia, Orquesta Ciudad de Granada, Orquesta Sinfónica Ciudad de León, Joven Orquesta Sinfónica “Vetusta”, Joven Orquesta de Cámara del Principado de Asturias (nesta, solando em diversas ocasiões) e foi spalla de violoncelos na Orquesta Sinfónica de Neuquén (Argentina). É integrante da Camerata Florianópolis desde 2006, além de participar em diversos grupos de música de câmara nesta cidade como o Cuarteto de Cordas da UDESC, Felipe Coelho Sexteto, entre outros.


PROGRAMA

Pablo Rossi (piano)

Schumann
Sonata No. 2, op. 22
So rasch wie moglich
Andantino(getragen)
Scherzo: Sehr rasch und markiert
Rondo: Presto

Chopin
2 Noturnos op. 48
Scherzo op, 20, no. 1
Juan Rossi (violino)
Pablo Rossi (piano)

Tchaikovsky
Souvenir d’un lieu cher
Scherzo
Melodie

Wieniawski
Souvenir de Moscou
Juan Rossi (violino)
Barbara Galante (violino)
Umberto Grilo (viola)
Ana Maria Clavijo (violoncelo)
Pablo Rossi (piano)

Borodin
Quinteto em Do menor para piano e cordas
Andante
Scherzo. Allegro non troppo
Finale. Allegro moderato