Carlos Cebro

pianista

Uruguai/França

www.carlos-cebro-pianiste.fr

Participou do evento “I Concurso Internacional de
Piano de Santa Catarina” (2010), como membro do Júri

Nascido no Uruguai, Carlos Cebro iniciou seus estudos de piano com Rosa Dego de Lungo e Lilia Amestoy Naya. Posteriormente foi admitido no “Conservatório Nacional de Música de Montevidéu”, onde continuou sua formação com Adhémar Schenone, Hugo Balzo e Mme. Éliane Richepin, entre outros.

Depois de conseguir diferentes distinções nacionais, participou de várias giras na América do Sul e foi agraciado com uma bolsa de estudos oferecida pelo Governo Francês para aperfeiçoar seus estudos em Paris, onde trabalhou com os professores Mme. Suzanne Roche e Vlado Perlemuter. Seu talento foi recompensado nos Concursos Internacionais de piano de Monza e Viotti de Vercelli. Participou de importantes festivais e por inúmeras vezes foi contratado pelo Mozarteum de Salzburg (Áustria).

Às vezes solista, com ou sem orquestra, às vezes em música de câmara ou acompanhante de cantores líricos, realizou uma carreira que o levou a apresentar-se nos cinco continentes, em prestigiosas salas de concertos, na rádio e televisão, sempre interpretando com cor e paixão um repertório eclético, no qual a música francesa ocupa um lugar importante.

Como solista, tocou sob a direção de Arie Van Beek, Neithard Bethke, Jacques Bodmer, Paul Bonneau, Philippe de Chalendar, Choo-Hoey, César Grimaldi, Lazlo Halasz, Pablo Komlos, Gustav König, Hugo López, Roberto Montenegro, Karl Nagel, Miguel Patrón Marchand, Kurt Rapf, Salvador Brotons, Jerzy Salwarowsky, Karol Stryja, Héctor Tosar, Federico García Vigil, Antonio Vito, entre outros.

Acompanhou também importantes cantores como: Arleen Auger, Rita Streich, Carmen Bustamante, Margarita Castro-Alberty, Viorica Cortéz, Masako Deguci, María-José Dolorian, Yolanda Hernández, Alessandra Ruffini, Giulietta Simionato, Nobuko Takahashi, Jules Bastin, Roland Hermann, George London, Bruno Pratico, entre outros.

Eminente pedagogo, ministrou cursos e masterclasses na América do Sul, Japão, Polônia, Coréia, Espanha, França e Portugal, onde fundou, em 1984, o “Concurso Internacional de Piano de Oporto”, cuja direção artística exerce há sete anos. Foi Nomeado Professor da Escola Superior de Música da Catalunha (ESMUC) por concurso de méritos. É Cidadão Honorário das Cidades de São João da Madeira, em Portugal, Côte Saint-André e o Mont-Dore, na França. O Governo Francês, recentemente, concedeu-lhe a medalha de “Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras”.

Carlos Cebro foi Presidente ou membro de diferentes Júris de Concursos Internacionais de reconhecido prestígio. A pedido de sua fundadora, ocupa o cargo de Presidente da Associação Éliane Richepin que organiza a cada dois anos o Concurso de Piano “Ciudad de Montevideo” (Uruguai). É Diretor artístico do Concurso de Piano de Brest” e Diretor Artístico e Presidente do Júri do “Concurso Internacional de Execução Musical Maria Canals de Barcelona” (Catalunha).

Críticas musicais o julgam: “notável”, “com um sentido muito seguro do fraseado”, “uma grande intuição dos contrastes”, “um fraseio muito nítido e unido”, “um perfeito controle de todos os recursos da técnica pianística”.