Bruno Canino
pianista
Itália
bruno.canino@tiscali.it
Participou do “I Concurso Internacional de Piano
de Santa Catarina” (2010), como membro do Júri
www.concursopiano-sc.com.br
Nasceu em Nápoles. Estudou piano no Conservatório de Nápoles com Vincenzo Vitale. Recebeu diplomas em piano e composição de Enzo Calace e Bruno Bettinelli em Milão.
Fez apresentações como solista e músico de câmara nas mais importantes salas de concertos e nos mais importantes festivais da Europa, América, Austrália, Japão e China.
Possui um duo de piano com Antonio Ballista há 50 anos e é membro do “Trio di Milano” há 40 anos.
Como camerista tem colaborado com renomados músicos como Salvatore Accardo, Uto Ughi, Lynn Harrell, Itzhak Perlman, Victoria Mullova, Pierre Amoyal.
Foi diretor artístico da Giovine Orchestra Genovese do “Campus Internazionale di Musica”, em Latina. Entre 1999 e 2001 foi chefe da seção de música da Bienal de Veneza.
Participou de projetos conjuntos com Pierre Boulez, Luciano Berio, Karl-Heinz Stockhausen, György Ligeti, Bruno Maderna, Luigi Nono e Sylvano Bussotti, entre outros.
Canino tem feito estréias de muitas obras de compositores contemporâneas. Sob a direção de Abbado, Muti, Chailly, Sawallisch, Berio, Boulez, tocou com orquestras como a Orquestra Filarmônica La Scala, em Milão, Santa Cecília em Roma, a Orquestra Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de New York, a Orquestra da Filadélfia e a Orquestra Nacional da França.
É professor de piano há 24 anos no Conservatório de Milão e há 11 anos ministra másterclasses de piano e música de câmara moderna na Hochschule de Música de Bern. Atualmente leciona música de câmara em Madri.
É frequentemente convidado como membro do júri de vários concursos importantes de música de câmara (Bolzano, Terni, Santander, London, Maryland, Graz, Vienna, Zurich, Leipzig, Moscow, Normandie etc.)
Gravou muitos CDs como, por exemplo, as Variações Goldberg de Johann Sebastian Bach, as obras completas para piano de Alfredo Casella (Stradivarius). Atualmente está gravando a obra completa de Claude Debussy para piano.
Como escritor, publicou em 1997 o “Vademacum per il pianista da camera” editado por Passigli.