FOTO: Rudi Bodanese

Projeto Lírio Branco

O Quebra-Nozes

6 de dezembro de 2014, 20h
Passeio Pedra Branca, Palhoça , SC

ENTRADA FRANCA, ABERTO AO PÚBLICO

A R&R Classic traz o projeto cultural “Lírio Branco “, com a apresentação do clássico natalino Suíte “O quebra-nozes”, de Piotr Tchaikovsky, com o pianista Pablo Rossi e participação do Coral Lírio Branco (professores Maria Beatriz Lemos Assis e Ney Platt)

Um Clássico Natalino

O ballet “Quebra-Nozes” foi inspirado na obra original do célebre escritor E.T.A. Hoffmann e através das décadas conquistou o imaginário infantil. Em uma adaptação de Alexandre Dumas, o ballet foi musicado por um dos maiores ícones da música russa: o compositor Piotr Tchaikovsky. Desde sua estreia no final do século XIX, a obra tornou-se uma das mais populares e emblemáticas de todos os tempos, conquistando os palcos e audiências do mundo todo. Devido ao seu sucesso retumbante inicial, o compositor decidiu congregar alguns dos trechos musicais mais conhecidos e festejados da peça em um ciclo musical, dando origem à “Suíte do Quebra-Nozes”, que será executada no Natal da Pedra Branca pelo pianista Pablo Rossi e contará ainda com a participação de um narrador e das crianças do Coral “Lírio Branco”. Através da música e da dramatização, o público presente será convidado a mergulhar no mundo fantástico das fadas e anjos, dos príncipes encantados e meninas sonhadoras e das lembranças mais intensas de uma noite de Natal.

Era uma vez…

O ballet conta uma história em que a fantasia e a magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um Quebra-Nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanhos desmesurados. A protagonista, Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de Natal ao seu padrinho, o fabricante de relógios, Sr. Drosslmeyer. Após ser presenteada com o brinquedo, Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão, Fritz, que tinha visto o funcionamento do Quebra-Nozes, também quis usá-lo e por descuido acaba quebrando um de seus braços. Logo em seguida, Clara pega no chão o braço do Quebra-Nozes e o consola, abraçando-o até que ele durma, e ela também acaba adormecendo. Seu sonho evoca um mundo cheio de magia e o frágil brinquedo agora se transforma em um soldado de carne e osso que terá que combater um batalhão de ratazanas. O Quebra-Nozes, auxiliado por soldadinhos de chumbo, vence a batalha e com isso o rei das ratazanas e seu exército fogem rapidamente. O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das “Neves”, onde é apresenta ao rei e à rainha. Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos “Doces”, pelo “Caminho da Limonada”, onde pastéis de todos os reinos do mundo dançam com os dois. Depois desse sonho tão mágico e fantástico, Clara acorda e percebe que havia sonhado e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mágico, que partia da casa na companhia do sobrinho. Para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes com quem ela havia até então sonhado!

Pablo Rossi

Um dos principais nomes de sua geração no instrumento, Pablo Rossi é bacharel e mestre pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou na classe da pianista Elisso Virsaladze, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina. Conquistou mais de 10 concursos nacionais e internacionais, com destaque para o IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages (aos sete anos de idade), Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina 2001) e o Concurso Internacional “Ciutat de Carlet” (Carlet/Espanha, 2002). Em dois anos, Pablo Rossi fez mais de quarenta recitais na Europa, Estados Unidos, África e América Latina, atuando solo ou à frente de Orquestras importantes como a Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra de Câmara de Moscou, Orquestra Sinfônica de Kirov, OSESP, OSB, OER, entre outras. Gravou seu primeiro CD aos 11 anos de idade e, em 2008, lançou o CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopinm, gravado ao vivo em Londres. Atualmente, Pablo vive em Bruxelas, Bélgica.

Coral Infantil Lírio Branco

O Coral Infantil Lírio Branco foi criado nos últimos meses deste ano com o objetivo de promover a função social da música enquanto linguagem de afirmação de uma coletividade. Sob a orientação da Professora Maria Beatriz Lemos Assis, foi reunido um grupo de crianças e jovens, com idade entre 5 e 17 anos, para atividades de canto coral, que é uma das manifestações artísticas mais prazerosa e socializadora. Em atividades semanais, foram trabalhadas músicas tradicionais natalinas, objetivando a participação do grupo no evento Um Conto de Natal, completando assim o cenário mágico e encantador da Suíte Quebra-Nozes, executada pelo pianista Pablo Rossi. Um trabalho que visa desenvolver o espírito de parceria e o fortalecimento das ações culturais, através da divulgação da Lei de Incentivo à Cultura.

Programa

Suíte do Quebra-Nozes
Pianista Pablo Rossi
Com Narração

Participação
Coral Lírio Branco
Professores Maria Beatriz Lemos Assis e Ney Platt

1- Pour-pourrit
Bate o Sino
Natal das Crianças
Brilha Estrelinha
Bom Natal

2 – Então é Natal

3 – Aquarela do Brasil

4 – Noite Feliz