Quem Somos
Apresentação
Em 2005, um pequeno grupo de pessoas reuniu-se com o propósito de criar uma associação com objetivos sócio-culturais, visando especialmente difundir a música erudita. Após algumas horas, os sete idealizadores deliberaram favoravelmente pela criação da associação que se denominaria R&R Classic.
Fundada em 21 de Julho de 2005, na cidade de Florianópolis-SC, a R&R Classic é uma associação sem fins lucrativos, com objetivos de natureza sócio-educativas e culturais, que se constituem na colaboração técnica e financeira para o desenvolvimento das atividades artístico-musicais.
Em 23 de setembro de 2009 foi declarada de Utilidade Pública Municipal através da Lei n. 7.970/2009, concretizando o desejo de seus associados de potencializarem suas ações individuais e transformando-as em um projeto coletivo.
A R&R Classic tem como possibilidade de atuação, conforme seu estatuto: A) Oferecer a seus associados e à comunidade em que atua o contato com as formas mais elevadas da música, através da promoção de concertos, recitais, conferências, cursos e palestras; B) Prestigiar os artistas catarinenses e os que aqui desenvolvam suas atividades musicais ou ligadas à produção de espetáculos musicais eruditos; C) Lutar pelo aprimoramento do nível de cultura musical da comunidade; D) Pugnar pela difusão da música erudita em todas as suas formas e correlações; E) Viabilizar cursos de qualificação musical; F) Estimular atividades que valorizem, promovam e divulguem a música erudita; G) Promover e intensificar o intercâmbio cultural com associações congêneres do país e do exterior: H) Fomentar e promover o desenvolvimento artístico e musical de seus membros e da comunidade; I) Participar na organização de atividades sócio-educativas e culturais. A R&R, declarada de Utilidade Pública Municipal em 2009, desenvolve projetos e ações em parceria com o Poder Público.
A proposta da R&R Classic é clara — proporcionar ao público o contato com a música erudita de qualidade e com qualidade — isenta de qualquer conotação ou interesse comercial, dando a esse público a oportunidade de enriquecimento cultural. Fiel a esse propósito, todos os eventos organizados pela associação foram abertos ao público, gratuitamente, possibilitando o acesso a todas as camadas da sociedade. Dessa forma, ademais de oferecer ao público o alimento para a alma, através da música, a associação tem colaborado com as comunidades carentes do município, doando alimentos não perecíveis arrecadados nos eventos por ela organizados.
No mesmo ano, após ter sido basicamente estruturada, a entidade, sob a presidência do senhor Jairo José de Borba, realizou seu primeiro evento reunindo duas pianistas de renome internacional, Olga Kiun e Anna Iarovaia, em um concerto a Quatro Mãos no Teatro Álvaro de Carvalho, na cidade de Florianópolis.
Além deste, já realizou outros projetos, destacando-se:
— Pré-estreia da Turnê Mundial do Pianista Catarinense Pablo Rossi – concerto realizado em 2006 – Teatro Álvaro de Carvalho/Florianópolis-SC
— Concerto Dois Pianos, Dois Talentos – 2008, reunindo os pianistas Luiz Gustavo Carvalho e Pablo Rossi – Teatro Álvaro de Carvalho/Florianópolis-SC
— Pablo Rossi – Carta Branca – 2009, reunindo jovens músicos em formação de Quinteto Teatro Pedro Ivo/Florianópolis-SC
Após cinco anos de existência, sob a presidência do senhor Domingo Juan Carlos Rossi, a R&R Classic resolveu ousar e organizar o I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, apostando na ideia dos pianistas Olga Kiun e Pablo Rossi.
Concebida com o objetivo de alavancar carreiras e estimular a relação cultural entre pianistas de todas as partes do mundo através da música, a primeira edição, realizada em 2010, em Florianópolis, foi indubitavelmente um grande sucesso. Todas as avaliações feitas após o evento demonstraram um alto grau de satisfação por parte da equipe de jurados, dos concorrentes e do público em geral, gratificando seus organizadores.
A R&R Classic foi responsável pelo planejamento, organização e realização do I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, evento que reuniu concorrentes de todas as partes do mundo (www.concursopiano-sc.com.br), com excelente repercussão nacional e internacional.
O certame aconteceu na cidade de Florianópolis, no período de 03 a 10 de julho de 2010, tendo como palco o Teatro Pedro Ivo Campos. Patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNCULTURAL, e apoiado pela Fundação Franklin Cascaes, o evento foi concebido com o objetivo de oferecer a jovens de todas as nacionalidades a oportunidade de mostrar suas habilidades na arte de tocar piano, proporcionano o intercâmbio cultural de jovens talentos.
O concurso que colocou Santa Catarina no mapa dos grandes eventos culturais do mundo será realizado bienalmente e, cumprindo sua característica itinerante, acontecerá no município que apresentar condições sócio-culturais para sediá-lo. A segunda edição está prevista para 2012.
A participação de grandes nomes da música clássica nos eventos organizados pela R&R Classic tem potencializado sua atuação e tem sido um fator de enriquecimento cultural. Portanto, pode-se afirmar que a R&R Classic tem contribuído de forma efetiva para a divulgação e preservação do patrimônio cultural pianístico, nacional e internacionalmente.
Àquele pequeno grupo de pessoas somaram-se outras também comprometidas com a arte e que vêm trabalhando incondicionalmente para oferecer a todos a oportunidade de usufruir desse fantástico e fascinante universo.
Contando sempre com o apoio do poder público e disponibilidade dos associados, amantes das artes, a R&R Classic vem apresentando um grande leque de expressões artísticas, incluindo recitais didáticos voltados às comunidades carentes de Florianópolis.
Com a prática de apresentações gratuitas, recitais didáticos e ações comunitárias voltadas à formação de novas plateias, a R&R Classic vem compondo uma história diferenciada, apostando no consenso de que “o nível cultural é um dos fatores determinantes do potencial das nações e que as atividades culturais assumem papel fundamental na capacitação dos povos”.