Projeto Excelência Sonora
Berlin Quartet
24 de outubro de 2012, 20h30
Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, SC
ENTRADA FRANCA
A R&R Classic traz o projeto cultural “Excelência Sonora”, com a apresentação inédita em Florianópolis do Berlin Quartet.
Os músicos
Felix Korinth
viola
Começou seus estudos de violino aos 5 anos de idade, com a professora H. Ganzer, na escola de música Friedrichshain. Em 1993, passou a ter aulas com a Profa. Ingrid Kobe, na escola para músicos Carl-Philipp-Emanueel-Bach, também em Berlim. Korinth iniciou seus estudos de viola, em 1996, com o Prof. Gerhard Riedel. Diplomou-se pelo Conservatório de Música “Hans Eisler”, em 2005 – um dos mais importantes conservatórios de música da Europa. Felix Korinth tem vasta experiência como camerista, especialmente em trios e quarteto de cordas e quintetos com clarinete. Desde 2005, é músico efetivo na Konzerthausorchester (Orquestra Sinfônica de Berlim) e também, professor adjunto na Landesjugendsinfonieorchester (Orquestra Sinfônica Estadual Juvenil), ambas em Berlim. Frequentemente oferece masterclasses e concertos pela Europa, Ásia e EUA.
Romy Nagy
violoncelo
Nascida em Gera, Alemanha, iniciou seus estudos de violoncelo aos 8 anos de idade com a Profa. Bettina Formella. Continuou seus estudos musicais em Belvedere Castle – um conservatório para crianças talentosas –, em Weimar. Posteriormente, foi admitida como estudante universitária no “College of Music and Performing Arts”, em Frankfurt, sob a orientação do Prof. Gerhard Mantel. Em 1996, formou-se em música na renomada escola Hans Eisler, em Berlim, com os Professores Michael Sanderling e Josef Schwab. É violoncelista substituta nas orquestras Konzerthaus Orchestra, Radio Symphony Orchestra, Deutsches Symphonie Orchestra Berlin e da Staatskapelle Weimer. Desde o ano 2000, integra efetivamente a Berlin Chamber Orchester. Nagy ganhou vários prêmios em concursos de música e bolsas de estudo na Europa. Sua discografia inclui uma seleção de músicas de orquestra de câmara e trilhas sonoras de filmes. Além de apresentações em tours nos cinco continentes, dá aulas de violoncelo e trabalha como musicoterapeuta. Atualmente está terminando seu Mestrado na Universidade de Música e Artes Cênicas em Berlim.
Juan Carlos Rossi
violino
Ganhador do I Concurso de Violino Faculdade Cantareira (2008) e um dos promissores talentos da mais nova geração de violinistas brasileiros, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Foi aluno de importantes professores, com destaque para a violinista Elisa Fukuda, graduando-se em sua classe pela Faculdade de Música Carlos Gomes (2007). Participou de masterclasses com renomados concertistas internacionais, como Boris Belkin (Rússia) e Hagai Shaham (Israel), e de vários cursos e festivais internacionais de música, principalmente na Alemanha e Estados Unidos. Integrou o naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Camerata Fukuda, OSSCA e Camerata Florianópolis. Como camerista, tem tocado em diversos países da Europa e no Brasil e recebido favoráveis críticas à sua capacidade interpretativa e virtuosística. Participou da gravação de inúmeros CDs, sob a regência dos Maestros Roberto Minczuck, Kurt Masur, incluindo atuação solo no CD 2008 da Camerata Fukuda. Atualmente cursa mestrado na Universidade Mozarteum de Salzburg / Áustria, sob a orientação do renomado violinista Benjamin Schmid.
Alexander Grothe
violino
Nascido em Berlim, no ano de 1974, começou seus estudos musicais aos 10 anos, no Instituto Julius-Stern – Universidade de Künste, em Berlim. Em julho de 2001 obteve o seu Diploma no Conservatório de Música UdK, também em Berlim. No período de 2002 a 2004 fez o mestrado na Manhattan School of Music, em Nova Iorque, onde fundou o “Alexander Piano Quintet”, com o qual ganhou diversos prêmios. Alexander também conquistou vários prêmios como solista. Entre os muitos professores de música com os quais estudou, destacam-se: Tomasz Tomaszewski (spalla da Orquestra de Ópera de Berlim), Bernhard Hartog (spalla da Orquestra Sinfônica de Berlim), Ilan Gronich, Mi-Kyung Lee, Ana Chumachenko, Sylvia Rosenberg (MSM), Patinka Kopec (MSM), Pinchas Zukerman und Laurey Carney (do Quarteto de Cordas Americano). Grothe teve masterclasses com integrantes dos renomados quartetos de corda Americano e Guarneri, tendo se apresentado com reconhecidos nomes da música, na Europa, Ásia e nos EUA. Como professor tem sido muito requisitado e oferece Masterclasses regularmente na Europa, EUA e Coreia.
Programa
Felix Mendelssohn
Quarteto de Cordas Nº 2 em Mi menor, Op. 44
Allegro assai appassionato
Scherzo
Andante
Presto agitato
— I N T E R V A L O —
The Best Movie Hits
Raiders March
(Indiana Jones)
The Magnificent Seven Theme
(Elmer Bernstein)
Hedwig’s Theme
(Harry Potter)
James Bond
The Beatles
Arranjos para Quarteto