Série Promenade Concertos
22 de dezembro de 2011
Teatro Gov. Pedro Ivo Campos, Florianópolis, SC
Apresentação: Prof. Cleonice de Arruda Castro
14h00: Recital Didático
Com o pianista Pablo Rossi
20h30: Recital Promessa
Coro Vozes do Divino — IDES/PROMENOR. Regência: Gisele Garcia Vianna. Acompanhamento: Julio Ribeiro (violão) e grupo de percussão IDES/PROMENOR
20h40: Concerto de Gala
Luz e Arte — Com os pianistas Pablo Rossi e Olga Kiun. Participação especial do artista plástico Germano Rehder
Concerto de Gala
Luz e Arte
A viagem do artista revelando nuances,
tonalidades e matizes da arte
Quarto concerto da série Promenade traz os pianistas Pablo Rossi e Olga Kiun apresentando repertório com obras únicas para 2 pianos, dos compositores Arensky, Tchaikovsky, Mozart e Ravel. Enquanto os artistas se apresentam, o artista plástico Germano Rehder pintará um quadro inspirado pelas melodias.
PABLO ROSSI
piano
“…Rossi possui um belo som e grande requinte. Sua grande atenção aos detalhes de estilo criaram uma atmosfera encantadora. Ele mostrou total controle nas passagens rápidas(…) é um jovem talento de rara distinção, que está destinado a ir longe em sua carreira de concertista.” Sakia Constantino, Chipre. O jovem pianista Pablo Rossi, vencedor do 1o Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, vem compondo uma história musical e artística brilhante. Conquistou seu primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages. Desde então, venceu mais de 10 concursos, com destaque para o Concurso Magda Tagliaferro (1998), Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina 2001) e o Concurso Internacional “Ciutat de Carlet” (Carlet/Espanha, 2002). Atuou como solista frente à Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra de Câmara de Moscou, Orquestra Sinfônica de Kirov, OSESP, OSB, OER, Orquestras Sinfônicas do Paraná, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Sergipe e Salvador, entre outras. Em dois anos, Pablo Rossi fez mais de quarenta recitais na Europa, Estados Unidos, África e América Latina. Gravou seu primeiro CD aos 11 anos de idade, com obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. Em 2008 lançou o CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin – gravado ao vivo em Londres.
Atualmente Pablo Rossi reside em Moscou onde cursa a faculdade de piano no Conservatório Tchaikovsky, integrando a classe da renomada professora e concertista Elisso Virsaladze, patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelo empresário paulista Roberto Baumgart.
OLGA KIUN
piano
Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na classe do consagrado pianista e professor Lev Obórin. Ainda como aluna do Conservatório, foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Após graduar-se com distinção no Conservatório – nota máxima em todas as disciplinas – partiu para Leningrado (hoje São Petersburgo), onde se doutorou sob a orientação de Pavel Serebriakov. Terminado o Doutorado, integrou o “Mosconcert”, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética. Após um desses concertos o jornal “Daguestánskaia Pravda” publicou: “Quando Olga toca, parece que não é o piano que soa, mas sim uma rica voz humana que sussurra algo extremamente pessoal.” Ao longo de sua carreira, apresentou-se em países como Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai, Paraguai e Peru. No Brasil, apresentou-se pela primeira vez em 1991, em Curitiba. Na ocasião, recebeu do jornal Gazeta do Povo a seguinte crítica: “Olga Kiun mostra musicalidade imensa e uma maneira emocional e apaixonada de tocar, necessárias a quem se dedica ao repertório romântico (…) uma das melhores pianistas que já pousaram em terras tupiniquins”. No Brasil, atuou como solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Nova Filarmônica (SP), a Orquestra Sinfônica de Campinas, a Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra Sinfônica Paulista e a Orquestra Sinfônica Brasileira, tendo trabalhado com regentes como Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Adriano Machado, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso, Roberto Minczuk, entre outros. Desde 1993 leciona na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, onde tem formado uma geração de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional. Além disso, suas atividades pedagógicas incluem ainda participações como professora convidada em festivais de música por todo o país. Em 2010, gravou CD com obras de compositores russos e brasileiros. Olga Kiun atuou como jurada em inúmeros concursos de piano do Brasil e como diretora artística do 1° Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina.
GERMANO REHDER
artista plástico
Natural de Mococa, São Paulo, o artista plástico vem desenvolvendo um trabalho diferenciado e personalizado com pinturas psicopictográficas. Para esta apresentação, ele criará um quadro inspirando-se nas músicas e nos compositores, o que exige uma tremenda capacidade de percepção.
PROGRAMA
APRESENTAÇÃO
Cleunice de Arruda Castro
RECITAL PROMESSAS
Coro Vozes do Divino — IDES/PROMENOR
Regência: Gisele Garcia Vianna
Acompanhamento: Julio Ribeiro (violão) e grupo de percussão IDES/PROMENOR
Semente do amanhã
(Gonzaguinha)
Noite especial
(Luiz Teixeira)
Noite Feliz (Stille Nacht)
(Franz Xaver Gruber)
RECITAL DE GALA
Pablo Rossi e Olga Kiun
MOZART / BUSONI
Abertura da “Flauta Mágica”
RAVEL
Bolero (versão para dois pianos do autor)
Intervalo
ARENSKY
Valsa
TCHAIKOVSKY / ECONOMOU
Suíte do Balé “O Quebra-Nozes”