Peças Gráficas

Foto

22 de agosto de 2006

Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, SC


PABLO ROSSI

Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, o jovem pianista Pablo Rossi vem compondo uma história musical e artística bastante invejável.

Seus estudos musicais foram iniciados aos seis anos, com o professor de piano Álvaro da Silva, em Florianópolis, SC. Um ano depois, ganhou o Concurso de Piano Jovens Intérpretes, em Lages (Santa Catarina) e passou a ser orientado pela renomada pianista russa Olga Kiun, na cidade de Curitiba (PR). A partir de setembro de 2006, passará a integrar a classe da professora e concertista Elisso Virsaladze, no Conservatório Tchaikovsky, de Moscou.

Em seu primeiro CD, gravado aos 11 anos de idade, Pablo Rossi executa, com raro brilho e inteligência, obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno.

Pablo vem acumulando uma série de prêmios e consagrações, dentre eles: o 1º lugar no Concurso de Piano Artlivre, em São Paulo, nas edições de 1997 e 2000; no Concurso Nacional Magda Tagliaferro (1998); no Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares (2000); no Concurso Internacional de Piano na cidade argentina de Córdoba (2001); e no Concurso Internacional de Piano Perfecto García Chornet, na cidade de Valência (Espanha, 2002) e prêmio revelação no 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2001).

A convite da Sociedade Rachmaninoff, Pablo Rossi participou de master class com o renomado pianista russo Victor Merdjanoff, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, no ano de 1999.

Sua participação na vida musical, inclui apresentações ao lado de importantes orquestras brasileiras: da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Roberto Minczuck, na Sala São Paulo e na abertura do Festival de Campos do Jordão, respectivamente em 2002 e 2004; da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do Maestro Anton Nanut, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; da Banda Sinfônica do Estado de São paulo, sob a regência do Maestro Abel Rocha; das Orquestras Sinfônicas do Paraná, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Sergipe e Salvador; e das Orquestras de Câmara Solistas de Londrina e Camerata Antíqua do Paraná, entre outras.

Recentemente — março de 2006 — apresentou-se com a Orquestra Sinfônica da USP no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, sob a regência do Maestro Carlos Moreno, na série Grande Concerto Américas, interpretando Momo Precoce, de Villa-Lobos, Fantasia para piano e orquestra inspirada nos blocos infantis de carnaval.

Em concertos solo, Pablo apresentou-se no Festival de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); na Semana Musical LLao LLao (Bariloche, Argentina); na Abertura do Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza, Brasil); no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil); no Espaço Cultural Banco do Brasil (Brasília, Brasil); no Museu Brasileiro de Escultura — MuBE (São Paulo, Brasil) e no Teatro do HSBC de Curitiba (Paraná, Brasil), dentre outros.

Pablo participará de uma série de 15 concertos organizados pela Steinway & Sons, nos Estados Unidos e Europa, a partir de 3 de outubro de 2006.